segunda-feira, 11 de junho de 2012


INVASÕES HOLANDESAS NO BRASIL
Antes de Portugal tornar-se uma efetiva colônia do Brasil , estava sob domínio da Espanha no período da dinastia de Felipe II Os espanhóis pretendiam tornar os países da União Ibérica em uma só nação, inclusive cogitando a incluir Portugal em seu território. Os portugueses resistiram a sua maneira a tentativa espanhola, chegando a realizar um pacto comercial com a Holanda para controlar toda a produção de açúcar oriunda de seu território recém-descoberto, o Brasil. Os holandeses aceitaram na hora, pois também estavam em conflito com a Espanha na tentativa de manter a independência dos ibéricos nos Países Baixos.
Porém, a Espanha determinou um rígido controle para a colônia portuguesa, fazendo o possível para impedir a chegada dos holandeses no Brasil que, segundo os ibéricos, era parte de suas colônias. Sendo assim, em 1602 a Holanda cria a Companhia das Índias Orientais  para empossar todos os domínios coloniais dos portugueses.
Com o grande lucro do empreendimento,criaram a Companhia das Ín  para controlar a produção açucareira no Brasil dias Ocidentais. Em 1624  navios de holandeses invadem o Brasil pela primeira vez, aportando na cidade de Salvador, principal centro administrativo da época. Entretanto, um ano depois foram expulsos por uma poderosa armada dos espanhóis.
Anos depois  novamente os holandeses tentam invadir o território brasileiro, desta vez no estado de Pernambuco, dominando as cidades de Recife e Olinda. Com a efetividade da conquista, nomearam, o conde Maurício de Nassau para liderar o então Brasil-holandês. Enquanto administrou a região nordestina, Nassau buscou apoio dos senhores de engenho, oferecendo-lhes recursos financeiros na aquisição de escravos e equipamentos necessários para produção do açúcar.
Nassau também foi responsável por um intenso processo de urbanização das cidades de Recife e Olinda, construindo hospitais, asilos e ladrilhos nas ruas da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário