domingo, 10 de junho de 2012

Cotas raciais: heranças de um Brasil colônia


      No dia 05/06/2012, no auditório do Colégio Técnico Fundação José Carvalho, alunos do 2º ano A e B discutiram sobre uma questão bastante pertinente no Brasil, o sistema de cotas raciais nas faculdades e universidades.
      Mas antes mesmo de nós falarmos sobre esse assunto, devemos explicitar sua definição. O sistema de cotas raciais é uma política proveniente da necessidade de ações afirmativas como medidas de amenização ou resolução de um problema que começa desde a vinda de escravos negros para o Brasil. A discriminação racial no nosso país que uma nação miscigenada.
      As cotas são vagas reservadas para estudantes oriundos de escolas públicas de descendência negra ou indígena. Dentre estes, aqueles que tirarem as melhores notas terão direito ao ingresso nas universidades públicas.
      A efetivação dessa política provocou várias discussões entre aqueles que são contra ou a favor ao sistema de cotas. Quando a medida foi implementada teve objetivo de ser uma medida reparadora e inclusiva tanto socialmente como economicamente. Foi pensado em reparação devido a forma brutal que os negros foram arrancados da sua pátria mãe e por causa da forma cruel com que eles foram largados e esquecidos sem nenhum amparo após o dia 13 de maio de 1888, a proclamação da Lei Áurea. E falamos já que em inclusão nítido segregação sofrida pelas pessoas negras.
      Mais de 4 milhões de negros vieram para o Brasil no período colonial, foram eles que construíram de forma significativa o nosso país e hoje todos nós somos irmãos de nação. Hoje vivemos em uma República e não somos mais uma colonial regida por um governo imperialista, por isso devemos pensar de formar democrática no bem de todos os cidadãos brasileiros. O problema apresentado hoje é reflexo do sistema inescrupuloso que foi a escravidão no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário