terça-feira, 29 de maio de 2012

A escravidão


Ao falarmos em escravidão é difícil não pensar nos portugueses, espanhóis e ingleses que superlotavam os porões de seus navios de negros africanos, colocando-os a venda de forma desumana e cruel por toda a região da América.

Sobre este tema, é difícil não nos lembrarmos dos capitães-de-mato que perseguiam os negros que haviam fugido no Brasil, dos Palmares, da Guerra de Secessão dos Estados Unidos, da dedicação e ideias defendidas pelos abolicionistas, e de muitos outros fatos ligados a este assunto.

Apesar de todas estas citações, a escravidão é bem mais antiga do que o tráfico do povo africano. Ela vem desde os primórdios de nossa história, quando os povos vencidos em batalhas eram escravizados por seus conquistadores. Podemos citar como exemplo os hebreus, que foram vendidos como escravos desde os começos da História.

Muitas civilizações usaram e dependeram do trabalho escravo para a execução de tarefas mais pesadas e rudimentares. Grécia e Roma foi uma delas, estas detinham um grande número de escravos; contudo, muitos de seus escravos eram bem tratados e tiveram a chance de comprar sua liberdade.

Aqui no Brasil a escravidão foi bastante difícil devido ao fato de os negros serem tratados como animais e viverem em condições sub-humanas. Estes eram transportados para cá através dos navios negreiros. Geralmente os mais fortes eram os que valiam mais; dentro desses navios vinham vários escravos amontoados uns em cima dos outros, eram obrigados a passarem toda a viagem convivendo com suas fezes e urinas. Realmente não eram vistos como gente e sim como animais a serviço dos seus senhores. Além dos homens para o trabalho braçal, vieram muitas mulheres, uma vez, que nas casas dos senhores de engenho precisam de mulheres para cozinhar, arrumar, e ate servirem como amas de leite. Os africanos trazidos eram colocados dentro das senzalas obrigados a seguirem a religião católica, e proibidos de festejar de acordo com seus costumes ou praticar qualquer tipo de dança. Para aqueles que fugiam devido a revolta com que eram tratados existiam os quilombos (comunidades bem organizadas, na qual os mesmos podiam viver em “liberdade”, praticar suas danças e rituais).

Não posso deixar de falar das campanhas abolicionistas e a abolição da escravidão que foi de certa forma uma maneira de o Brasil escapar da pressão que estava sofrendo pela Inglaterra (nessa época, l aja havia ocorrido a revolução industrial). Porém mesmo após a abolição da escravidão, os negros ainda viviam de forma excluída, pois aqueles que não ficavam na casa dos senhores de engenho, moravam na rua, passavam, fome e pediam esmola. 

Ainda hoje podemos perceber resquícios dessa escravidão como, por exemplo, o preconceito, que afeta a grande maioria dos negros.

CURIOSIDADE: 25 de marco é o Dia Internacional em memória das vítimas da escravidão e do tráfico transatlântico de escravos.

By: Bruna Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário