terça-feira, 29 de maio de 2012

Expedições colonizadoras


O post de hoje fala sobre expedições colonizadoras.
Para muitos esse assunto pode ser muito chatooo, mas vamos quebrar esses paradigmas e aprender mais um pouco sobre as expedições. !!!J

As principais expedições enviadas ao Brasil foram:

>Expedições comandada por Gaspar de Lemos(1501)- Essa expedição explorou grande parte do litoral brasileiro e deu nomes aos principais acidentes como ilhas, baías, cabos, rios.

>Expedições comandadas por Gonçalo Coelho(1503)-Essa expedição foi bastante lucrativa, organizada por conta de um contrato assinado entre o rei de Portugal e alguns comerciantes bastante interessados na extração do pau-brasil , dentre eles estava o rico comerciante Fernão de Noronha.

>Expedições comandadas por Cristóvão Jacques(1516 e 1520)- Essas expedições foram organizadas para "tentar" deter o contrabando de pau-brasil: chamadas "Guarda-Costas". Essas expedições não deram certo devido a grande extensão do litoral.

Houve também a primeira expedição colonizadora que foi comandada por Martim Afonso de Souza. Essa expedição partiu de Lisboa em dezembro de 1530, com a intenção de:
- Procurar ouro; combater os corsários estrangeiros; fazer um melhor reconhecimento geográfico do litoral; e iniciar a  ocupação de terras. 
Martim Afonso ainda fundou a prima vila do Brasil, "São Vicente", e também alguns povoados, como Santo André da Borda do Campo e Santo Amaro. 

OBRIGADA PELA ATENÇÃO!!! ATE OUTRO POST.  J

By: Brenda Ellen


3 comentários: